top of page
Buscar
Foto do escritorCarina de Góes

O Que Nos Faz Descansar

A palavra descanso é uma das palavras que só de pensarmos nela já sentimos um certo tipo de alívio. Quem não gosta de descansar? Geralmente lembranças agradáveis são geradas nesse intervalo, tiramos tempo para nós e para aquilo e aqueles que nos importam. A pausa tem a finalidade de trazer um tempo de renovação em nossas vidas, para depois dela, estarmos prontos para um novo tempo. Pensando no alívio do descanso, frente a grandes desafios - O que nos faz descansar?

Gostaria de analisar uma passagem em que os discípulos estão enfrentando dificuldades. Jesus e os discípulos estão em um barco em alto mar, quando começa uma tempestade.


Ao cair da tarde desse dia, Jesus disse aos discípulos: “Vamos atravessar para a outra margem do lago.” Deixando a multidão para trás, entraram no barco onde ele já estava e começaram a travessia, embora outros barcos os seguissem. Mas logo se levantou um tão grande temporal, com vendaval e ondas rebentando contra o barco, que este já estava cheio de água.

Entretanto, Jesus dormia deitado na popa, com a cabeça numa almofada. Inquietos, acordaram-no, gritando: “Mestre, não te preocupa que estejamos quase a morrer?” Ele, levantando-se, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquieta-te!” O vento parou e fez-se uma grande calma. E disse-lhes: “Porque estavam com tanto medo? Ainda não têm fé?”

E tomados de grande espanto, perguntavam uns aos outros: “Mas quem é este, a quem o próprio vento e o mar obedecem?” Mateus 8:23-27


Nessa passagem Jesus e seus discípulos estavam em alto mar quando de repente começa uma tempestade. As ondas estavam agitadas e o barco era lançado de um lado para o outro, mas toda essa agitação não acordou nosso Senhor, que dormia tranquilamente.

Então Jesus foi acordado em meio ao desespero deles e por gritos de aflição - Não te importa que soframos? Os homens sabiam que Jesus estava no barco, mas temeram quanto as suas vidas. Eles estavam sofrendo, será que Jesus havia perdido o controle?


Parecemos com eles quando sofremos, ficamos inquietos e questionamos a Deus: Não te importa que eu sofra? Jesus não dá resposta ao questionamento dos homens. Porém Ele levanta e repreende as ondas do mar, e com Sua ordem o mar se acalma e a tempestade passa.

Jesus pode estar no barco da sua vida, mas você ainda pode temer em meio à uma tempestade. Por quê? Ele diz nos versículos posteriores, homens de pequena fé. A fé dos homens ainda não era grande, eles ainda não entendiam plenamente quem estava com eles. Jesus não é o deus falso, um pensamento positivo, ou um deus distante, não. Jesus, é o único e verdadeiro Deus, criador de tudo e todos, mas os discípulos ainda não o conheciam bem.

Será que Jesus ao entrar no barco não sabia o que aconteceria? Foi a pedido dEle que todos entraram. Por que faria seus discípulos passarem por momentos ruins? Eles não tinham importância para Deus? Por que não foram poupados? Geralmente essas são perguntas que nós também fazemos a Deus, mesmo que nenhuma palavra saia da nossa boca, os questionamentos ficam ocultos e amarguram nossos corações. Será que não te importa que soframos?


Havia um propósito para tudo aquilo, o sofrimento não era em vão. Nada do que foi escrito na Bíblia foi em vão. Havia um propósito e um tempo. Para que a glória de Deus fosse revelada no milagre, para que os homens de ontem, hoje e de amanhã cressem que Jesus é o Filho de Deus, o único e verdadeiro Deus. Sim, sua vida e a minha, as nossas aflições com Cristo, revelam a glória de Deus. Não é sobre você ou sobre mim, é tudo sobre Ele. O Senhor nos mostra que há um tempo para que Ele haja.


Entretanto, o que nos faz descansar em meios as tempestades que enfrentamos? Se a fé dos discípulos fosse grande eles descansariam em meio ao problema, mas não foi isso o que aconteceu. Jesus não iria repreender os homens por algo que eles não pudessem mudar, logo crescer na fé é uma responsabilidade humana. Jesus estava presente mas os homens ainda não tinham fé o suficiente para crer.

As tempestades são reais, o medo é real, mas muito mais real é que Ele reina sobre todas as situações. Tenha fé! Olha Ele aí no seu barco, na sua vida! A tempestade dura até quando Ele disser para cessar. Creia, Ele pode fazer o impossível, sempre! Então o que nos faz descansar? Crer que Jesus está conosco, acreditar em Seu amor e que Ele pode cessar qualquer tempestade. A tempestade está em Seu controle, peça para Ele cessá-la e espere com fé até isso acontecer! Creia no processo de Deus, assim verás a gloria de Deus!


Jesus, acalme a tempestade dentro de nossos corações. Aumente a nossa fé para vermos a glória de Deus!



Com carinho,

A Semeadora




14 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
camilamc.mila
camilamc.mila
May 12
Rated 5 out of 5 stars.

Amém! Quero crescer em fé e descansar 😍

Like
Carina de Góes
Carina de Góes
May 12
Replying to

Eu também! ❤️

Like
bottom of page