Excesso de Futuro
- Carina de Góes
- 25 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Estou super feliz em publicar meu primeiro post!
Ensaiei muito para chegar até aqui, mas nada dava certo! Você é como eu? Enrola, enrola até não poder mais e depois faz tudo de última hora — e o resultado nem fica lá essas coisas?
Infelizmente, tenho esse vício, que estou buscando combater. E uma das coisas que descobri ser muito importante nesse processo é a ansiedade. É um círculo vicioso que se alimenta, gerando mais e mais ansiedade.
Entretanto, não vim aqui apontar o dedo ou te explicar o porquê de agirmos como agimos. Não. Antes, quero dividir palavras de Vida eterna, que têm me orientado em toda situação.
Sei que há pessoas que lutam contra a ansiedade patológica, aquela que necessita de tratamento médico e/ou terapêutico — eu sou uma delas — e, de maneira alguma, desejo diminuir essa luta. Meu desejo é que, através dessas palavras, consigamos dar passos mais firmes em direção à liberdade. Que não sejamos mais escravos da ansiedade, pois essas palavras geram Vida.
Não que eu esteja pronta, mas posso dizer a você:
"Vamos juntos? Sei de alguém que pode e quer nos ajudar!"
Em Filipenses, capítulo 4, versículo 6, o apóstolo Paulo nos diz:
"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."
Esse versículo começa falando sobre a ansiedade: “não andar ansioso”. E o que isso quer dizer? Significa não caminhar (continuar, permanecer) na ansiedade. Podemos nos sentir ansiosos, ter momentos de ansiedade, mas não podemos ser dominados e direcionados por ela dia após dia. Então, como isso é possível?
A resposta está em fazer conhecidas diante de Deus as nossas petições. Isso significa falar com Deus, contar a Ele todos os nossos pedidos, sejam necessidades ou não, e suplicar com intensidade, colocando o coração.
Às vezes, oramos como se nossos pedidos fossem uma lista de compras. Geralmente precisamos daquilo que pedimos — mas como estamos fazendo isso?
Estamos centrados em nós, nas nossas necessidades? Ou centrados em Deus, na Sua pessoa? A diferença é quem está no centro da oração — e, consequentemente, essa pessoa também estará no centro da nossa alegria e dos nossos pedidos. É isso que significa a parte "com ações de graças".
Por exemplo:
“Senhor, tudo o que eu tenho é Teu. Obrigada por me sustentar. Reconheço o Seu amor por mim e por minha família. Peço que encha o meu coração de amor por eles, porque o Senhor é a fonte do amor.”
Não quero dizer que a oração é algo engessada, pois ela é fruto de um relacionamento com Deus. Entretanto, quando reconhecemos Sua graça — o favor imerecido —, expressamos ações de graças diante de dEle. Ações de graças é reconhecer, em palavras e atitudes, o quanto somos gratos a Jesus. Precisamos reconhecer diariamente que em Cristo herdamos tudo, bençãos para essa vida e para a vindoura. É colocá-Lo no centro da nossa oração e da nossa vida.
Acima, no mesmo capítulo de Filipenses, o versículo 4 diz:
"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!"
Quando olhamos para Jesus e reconhecemos tudo o que Ele tem feito (e já fez) por nós, conseguimos ter alegria (satisfação), paz e gratidão em qualquer situação — até mesmo nas lutas.
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."
"Os que olham para Ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção."(Salmos 34:5)
Já ouviu aquela frase: "Ansiedade é excesso de futuro"? Pois é, viver no futuro faz mal — e é impossível! Muitos dos nossos temores nem acontecem. Com isso, perdemos a saúde e a capacidade de desfrutar o presente que é o dia de hoje. Consequentemente nos tornamos infelizes e insatisfeitos pois o futuro não nos pertence.
Você não está sozinho. Sua vida tem jeito! Jesus está ao seu lado, esperando que você entregue suas preocupações e seu futuro em Suas mãos. Ele tem poder para cuidar de tudo e fazer algo maravilhoso e surpreendente com a sua vida, creia!
Com carinho,
A Semeadora.
